“Peço ser enterrado junto a um sacrário, para que meus ossos, depois de morto, como a minha língua e a minha pena durante a vida, estejam sempre dizendo aos passantes: Aí está Jesus! Aí está! Não O deixeis abandonado!”. São Manuel González
terça-feira, 31 de março de 2020
[Instrução] Devoções das nove primeiras sextas-feiras e dos cinco primeiros sábados
NOVE PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS
A Grande promessa está contida na carta escrita em maio de 1688 por Santa Margarida Maria à Madre Saumaise:
“Em uma sexta-feira, durante a Santa Comunhão, Ele falou essas palavras para sua indigna serva, se não me engano: Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que amor todo-poderoso dele concederá, a todos aqueles que comungarem em nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas, a graça da penitência final; eles não morrerão na minha desgraça, nem sem receber os sacramentos e o meu divino Coração será o seu asilo seguro no último momento.”
As condições indispensáveis para a grande promessa do Sagrado Coração de Jesus – perseverança final e salvação eterna – são:
a) a comunhão deve ser feita na primeira sexta-feira do mês – dia escolhido por Ele – e não em outro dia. Portanto, não consta que haja a possibilidade de comungar em outro dia para cumprir a devoção, ainda que com a dispensa do sacerdote.
b) a novena de comunhão deve ser feita em nove meses consecutivos. Se houver interrupção, deve ser recomeçada.
c) deve ser feita em estado de graça e na intenção de honrar o Sagrado Coração. Portanto, não consta que seja necessária a confissão no dia ou oito dias antes, como é necessária para os primeiros cinco sábados (e Nosso Senhor disse ainda mais de oito dias, se houver motivo, para o primeiro sábado). Basta estar em estado de graça. Convém confessar, mas não é necessário.
Destaque-se que Nosso Senhor não diz que aqueles que fazem as primeiras nove sextas-feiras serão dispensado de alguma de suas obrigações ou de exercer a vigilância necessária para levar uma vida boa e vencer a tentação. Na verdade, ele promete abundantes graças para os que fazem as nove sextas-feiras a fim de que cumpram essas obrigações e possam perseverar até o fim. Finalmente, podemos observar que a prática das nove primeiras sextas-feiras é muito agradável a Nosso Senhor, dado que Ele promete tão grande recompensa, e que todos devem se esforçar para praticar a devoção das primeiras sextas-feiras.
CINCO PRIMEIROS SÁBADOS
A devoção aos cinco primeiros sábados é em reparação pelas cinco blasfêmias contra o Coração Imaculado de Maria: blasfêmias (1) contra a imaculada conceição, (2) contra sua virgindade, (3) contra sua maternidade divina e maternidade quanto aos homens, (4) blasfêmia dos que semeiam indiferença ou desprezo a Nossa Senhora no coração das crianças, (5) blasfêmia dos que ultrajam diretamente Nossa Senhora em suas imagens.
“Dia 10-12-1925, apareceu-lhe a Santíssima Virgem, e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe no ombro a mão, mostrou-lhe um Coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos.Ao mesmo tempo, disse o Menino:– Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.Em seguida, disse a Santíssima Virgem:– Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.” (Memórias da Irmã Lúcia I, Secretariado dos Pastorinhos, 13ª Edição, p. 193.)
Condições. Nos primeiros sábados do mês:
1. Confessar. Essa confissão pode ser no dia, mas pode ser antecipada em oito dias ou até mais. Em 15 de fevereiro de 1926, a irmã Lúcia
“apresentou a Jesus a dificuldade que tinham algumas almas em se confessar ao sábado e pediu para ser válida a confissão de oito dias. Jesus respondeu:– Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.Ela perguntou:– Meu Jesus, as que se esquecerem de formar essa intenção?Jesus respondeu:– Podem formá-la na outra confissão seguinte, aproveitando a 1ª ocasião que tiverem de se confessar.” (Memórias da Irmã Lúcia I, Secretariado dos Pastorinhos, 13ª Edição, p. 193.)
Convém que a intenção reparadora seja expressa ao confessor, mas não é indispensável.
2. Receber a santa comunhão. Nosso Senhor disse à Irmã Lúcia em 30 de maio de 1930:
“A prática dessa devoção será igualmente aceita no domingo seguinte ao primeiro sábado, quando meus sacerdotes, por motivos justos, o permitirem às almas.”
É preciso pedir a permissão ao Padre e não concedê-la a si mesmo. Tal precisão torna a devoção acessível a todos.
3. Recitar o Terço.
4. Fazer companhia a Nossa Senhora meditando durante quinze minutos os mistérios do Rosário. Pode ser a meditação sobre um ou vários mistérios do Rosário.
5. Fazer tudo isso em espírito de desagravo ao Imaculado Coração.
Para quem fizer isso, Nosso Senhor promete socorrer na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação da alma.
*texto recomendado pelo Pe. Daniel P. Pinheiro
Mês de São José - Dia 31
TRIGÉSIMO PRIMEIRO DIA
Oremos para que nos conceda uma grande devoção a São José.
São José estava constantemente ocupado.
Os Santos têm sempre alguma coisa a fazer e fazem-na sem precipitação e também sem indolência. Feliz por ter de ganhar todos os dias o pão de Jesus e de Maria, José não teria perdoado a si a mínima perda de tempo e este pensamento: Eles não teriam o que precisam, ativava-lhe a coragem e dobrava-lhe as forças. A morte o surpreendeu no trabalho e morreu, com o sorriso nos lábios escutando estas palavras de Jesus: "Empregaste bem a tua jornada: vai servo bom e fiel, vai repousar!"
Ó Jesus, assisti-me na hora da minha morte e dizei-me, como a José, essas dulcíssimas palavras de esperança que me esforçarei por merecer, empregando em vossa glória os dias que me concederdes.
EXEMPLO
A 26 de Janeiro de 1856, deu entrada no hospital das religiosas de São Carlos de Virieux-Pelussin, no Loire, uma moça, em estado quase mortal; perdera o uso de todos os membros e de todas as faculdades físicas. Dispensaram-lhe todos os cuidados e depois de oito dias de cruéis sofrimentos, manifestou pequena melhora, porém continuava ainda surda e muda. Veio nesse Ínterim o mês de São José, e a jovem o fez com as outras enfermas. No derradeiro dia, após a oração habitual e no meio do mais profundo silêncio, quando se passava a recitar a ladainha de São José, ouviu-se a jovem enferma agradecer e invocar a São José lastimando não tê-lo conhecido por tanto tempo. Repentinamente abre os olhos e diz: "Ó, meu Deus, eu vejo!" E, um instante depois, exclama: "eu ouço!" Recobrava sucessivamente o uso dos sentidos. Toda a casa acudiu aos gritos de surpresa e alegria que soltaram as pessoas presentes: "Milagre! Milagre!" Dois dias depois, a doente levantou-se perfeitamente curada.
Roguemos todos os dias ao nosso glorioso Protetor que os nossos olhos nunca se fechem à luz da divina graça, e que os nossos ouvidos se abrem dóceis às palavras de vida e de salvação!
__________
Retirado do livro: Mês de São José por Mons. Dr. José Basílio Pereira
segunda-feira, 30 de março de 2020
ORAÇÕES ORDINÁRIAS DO CRISTÃO
ORAÇÕES DA MANHÃ
Meu Deus, eu creio que estais aqui presente; eu vos adoro e vos amo de todo o meu coração; dou-vos infinitas graças por me haverdes criado e feito nascer no grêmio da Santa Igreja Católica; por me haverdes conservado n’esta noite e preservado da morte repentina. Em união com os merecimentos de Jesus Cristo, de sua Mãe Santíssima e de todos os Santos, vos ofereço todos os meus pensamentos, palavras e obras, para vossa maior glória, em ação de graças por todos os benefícios que de vós tenho recebido, e em satisfação de meus pecados. Dignai-vos Senhor, de preservar-me n’este dia do pecado e livrai-me de todo mal. Amen.
Pai Nosso
Padre Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nosso devedores; não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal. Amen.
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois entre as mulheres e bendicto é o fructo do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amen.
Credo
Creio em um Deus Padre Todo Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo um só seu Filho, Nosso Senhor; o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu de Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; subiu aos céus, está assentado á mão direita de Deus Padre, Todo Poderoso; d’onde ha de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna; Amen.
Ato de Fé
Eu creio que há um só Deus em três pessoas realmente distintas, Padre, Filho e Espírito Santo, que dá o Céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, verdade infalível, lh’o revelou. E n’esta crença quero viver e morrer.
Acto de Esperança
Eu espero meu Deus, com firme confiança que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças para consegui-la porque Vós, sumamente bom e poderoso o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.
Ato de Caridade
Eu vos amo, meu Deus de todo o meu coração porque sois infinitamente bom e amável; e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de Vós amo a meu próximo como a mim mesmo.
Ato de Contrição
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdeiro, criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado, e porque vos amo e estimo sobre todas as coisas, pesa-me Senhor de todo o meu coração de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me, e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amen.
* * *
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais.
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós!
Lembrai-vos
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que nenhum, d’aqueles que tem recorrido a vós, fosse por vós desamparado. Animado eu de uma igual confiança, a vós, ó Virgem, entre todas singular, como Mãe recorro; de vós me valho, e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés; não rejeiteis meus rogos, ó Mãe do verbo humanado, mas dignai-vos de os ouvir propícia e de alcançar o que vos rogo. Amen.
Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós. (3 vezes)
Consagração a Maria Santíssima
Para se rezar todos os dias pela manhã e á noite, de joelhos. 100 dias de indulgência uma vez ao dia para quem a rezar de manhã e á noite; plenária no fim do mês.
Ó minha Senhora e minha Mãe! eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco vos consagro n’este dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca e meu coração, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa.
«Nunca nos esqueçamos de rezar todas as manhãs e á noite três Ave-Marias à Santíssima Virgem Esta devoção tão recomendada por Sto. Afonso e S. Leonardo atrai mil bençãos sobre nós. O Santo Padre Leão XIII aprovou por Breve de 8 de Fevereiro de 1900, e concedeu 200 dias de indulgências, aos que pela manhã e à noite rezarem três Ave Marias, com a invocação recomendada por Santo Afonso: — «Minha, Mãe, preservai-me hoje de todo pecado mortal.»
«Oh! diz S. Leonardo, como é santa esta devoção! é um meio muito eficaz para assegurar a salvação.»
Oração a São José
Ó glorioso S. José, a quem amo e venero sumamente, ajudai-me em todas as obras que hoje tenho de fazer, sêde meu guia nos meus trabalhos e negócios, para que principiados em vosso nome, se acabem, com a vossa benção, que de continuo me sustente. Amen.
S. José, rogai por nós.
Ao Anjo da Guarda
Anjo de Deus, que por benefício da caridade divina, sois meu guarda, esclarecei-me, protegei-me, dirigi-me e governai-me. Assim seja.
(100 dias de indulgência).
V — O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
R — E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…
V. — Eis aqui a escrava do Senhor:
R. — Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria..
V — E Verbo divino se encarnou:
R. E habitou entre nós. Ave Maria…
V. — Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. — Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi Senhor, como vos suplicamos, vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela Anunciação do Anjo, viemos ao conhecimento da Encarnação de vosso Filho, pela sua Paixão e morte de cruz, sejamos conduzidas á glória da Ressurreição pelo mesmo Jesus Cristo Senhor Nosso. Amen.
Regina Coeli
No tempo pascal, isto é, desde o Sábado de Aleluia até ao meio dia do Sábado antes do domingo da S. Trindade, em lugar das Ave-Marias (angelus), se diz:
V — Rainha do Céu, alegrai-vos; Aleluia!
R — Porque O que merecestes trazer em vosso ventre; Aleluia!
V). — Ressuscitou como disse; Aleluia!
R). — Rogai a Deus por nós; Aleluia!
∧).— Exultai-vos e alegrai-vos. Ó Virgem Maria; Aleluia!
R).— Porque na verdade ressuscitou o Senhor; Aleluia!
Oremos: Ó Deus, que pela Ressurreição de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Vos dignastes, alegrar o mundo, concedei, vos rogamos, que por sua Mãe a Virgem Maria, entremos no gozo da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. R).— Amen.
«Durante o dia evitemos tudo o que possa ofender a Nosso Senhor, procurando cumprir exactamente os deveres de nosso estado. Pratiquemos a virtude, sejamos caridosos para com o nosso próximo, façamos esforços emendar dos vícios e defeitos. Sendo possível assistamos ao Santo Sacrifício da Missa, e vigiemos sobre os nossos sentidos e o nosso coração. Nas horas de sofrimentos e das contrariedades, lembremo-nos que que a vida é passageira, é um exílio, é uma noite a se passar em má hospedaria no dizer da madre Santa Tereza. «É preciso viver de sacrifícios dizia Terezinha, se assim não for será a vida meritória? » Procuremos imitar a nossa santinha, no seu amor para com Deus, esta doçura para com o próximo, na sua humildade, mansidão, resignação nos sofrimentos, abandono e a confiança total, em Deus.
Muitas vezes no dia repitamos:
Sagra Coração de Jesus! Eu tenho confiança em Vós
ORAÇÕES DA NOITE
† Em nome do Padre e do Filho e do Espirito Santo. Amen.
† Pelo sinal da Santa Cruz etc.
Imploremos as luzes do Espírito Santo
Vinde Espirito Santo, enchei os nosso corações e acendei neles o fogo de vosso Divino Amor.
V. — Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado.
R. — E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que ilustrais os corações dos fieis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que pelo mesmo espírito, saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação. Assim seja.
Ponhamo-nos na Presença de Deus
Meu Deus, eu creio que vós estais aqui presente, que estais no fundo do meu coração, que lhe penetrais todos os afetos e que vedes nele o número e a malícia dos meus pecados.
Ato de Adoração
Meu Deus, eu vos reconheço por meu Criador e meu soberano Senhor, eu vos adoro por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, e quero de hoje em diante, depender inteiramente de vós.
Ato de Agradecimento
Meu Deus, e vos agradeço humildemente por Nosso Senhor Jesus Cristo, os favores que me tendes feito, em criar-me e conservar-me até o presente, em fazer-me Cristão Católico pelo seus merecimentos, em perdoar tantas vezes os meus pecados, e geralmente tantas graças que vos agradou conceder-me, em particular neste dia.
(Actos de fé, de esperança e caridade, como na Oração da manhã.)
Exame de Consciência
Examinemos a consciência de todos os dias os pecados que temos cometido neste dia, contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos, por pensamentos, desejos, palavras ações, e omissões. Para bem fazer este exame, devemos considerar os lugares onde estivemos as pessoas, as pessoas que vimos e com quem falamos, nossas ocupações diárias, nossas inclinações e hábitos, e nossas obrigações públicas, particulares e pessoais… (pausa)
Contrição
Senhor! O que acabo de fazer da minha vida, não me deixa ver em mim senão miséria, mentira e pecados contra vossa divina Majestade e infinita bondade, de quem tenho recebido tantos e tão grandes benefícios; e eu não posso, Senhor, por mim mesmo, merecer o perdão deles. Isto me confunde e e sepulta em profundo abismo de aflição. Aqui me tendes pois, Senhor, prostrado aos pés do trono de vossa infinita misericórdia, apresentando-vos os gemidos de meu coração contrito e humilhado. Apressai-vos, Senhor em me socorrer com os auxílios de vossa graça, como tendes prometido, pelos merecimentos de Jesus Cristo, para que minha dor possa aplacar vossa justiça e, perdoadas todas essas minhas grandes culpas seja o meu propósito para o futuro tão firme e tão eficaz, que nunca mais torne a ofender-vos, e todo resto de minha vida seja empregado em exercícios de penitência saudável e em actos, verdadeiro filho vosso, e herdeiro da vossa glória. Amen.
Padre Nosso, Ave Maria.
Confissão
Eu pecador me confesso a Deus, Todo Poderoso; à Bemaventurada sempre Virgem Maria, ao bemaventurado S. Miguel Arcanjo, ao bemaventurado S. João Batista, aos Santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos (e a vós, padre) que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Portanto, peço e rogo, à bemaventurada sempre Virgem Maria, ao bemaventurado S. Miguel Arcanjo, ao bemaventurado S. João Batista, aos Santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos (e a vós padre) que rogueis a Deus Nosso Senhor por mim. Amém.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre., ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
3 Ave Marias
A cada Ave Maria acrescente-se a jaculatória: — Ó minha Mãe, preservai-me esta noite do pecado mortal!
A São José
Ó Santo Patriarca José, não vos afasteis do meu leito, e acompanhai-me com a mesma vontade com que acompanhaste o Deus Menino para o Egito. Afugentai de mim os espíritos malignos, e mandai Anjos em meu auxílio para que recuperadas as forças, possa cumprir minha tarefa. Em vosso braços quero adormecer, como fez o Deus Menino, e acordar em vosso peito, afagado pelo vosso amor. Amém.
Jesus, Maria, José, eu vos dou meu Coração, minh’alma e minha vida.
Jesus, Maria, José, assisti-me, na última agonia.
Jesus, Maria, José, morra eu tranquilamente em vossa companhia.
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais!
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós!
Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!
S. José, rogai por nós.
Santo Anjo da guarda; guardai-nos.
(Retirado do Manual do devoto de Santa Terezinha do Menino Jesus, 1925. Páginas 81 à 94— Mons. Ascânio Brandão )
Mês de São José - Dia 30
TRIGÉSIMO DIA
Oremos por nossos benfeitores, a fim de que Deus lhes retribua todo o bem que nos fazem.
São José era reconhecido
O santo Patriarca se havia habituado a ver a mão benfazeja do Senhor abrir-se a cada instante para dar-lhe alguma cousa. A luz de que gozava, o ar que respirava, o pão que ganhava, as forças que possuía; sabia que tudo isso vinha de Deus, e lhe agradecia a todo instante. Essa elevação incessante de seu coração reconhecido conservava-o numa alegria contínua... - Como ele, não recebemos nós tudo de Deus? Oh! se os nossos olhos se abrissem, como abrir-se-ão no céu, veríamos a Providência atenta em nos assegurar o bem estar, a paz, a alegria...
Demos-lhe graças hoje e não lhe desagrademos em coisa alguma. Ousaríamos cometer uma falta no momento mesmo em que Deus nos faz tanto bem?
EXEMPLO
Nos dias nefastos em que Napoleão I perseguiu a Igreja e teve prisioneiro o Sumo Pontífice Pio VI, decretou-se, entre outras coisas, que a igreja de São José, chamada da "Scala," na cidade de Lucca, fosse demolida. Um pedreiro ímpio, ao seguir com outros para a dita igreja, a executar o indigno decreto disse mofando: "Vou agora fazer a barba a São José". E escalando as paredes já fendidas do templo, começou a obra da destruição, descarregando fortes pancadas que repercutiam dolorosamente no coração dos fiéis que a curiosidade e o assombro tinham atraído. Uma pequena trave, de cuja extremidade saía um grande prego pontiagudo, se desprendeu e caiu do teto já abalado; e o prego foi cravar-se violentamente na cabeça do desgraçado sacrílego, que veio ao chão e foi logo um cadáver.
Ofereçamos homenagens e reparações a São José por todas as irreverências e desacatos cometidos contra a sua santa imagem.
__________
Retirado do livro: Mês de São José por Mons. Dr. José Basílio Pereira
domingo, 29 de março de 2020
Mês de São José - Dia 29
VIGÉSIMO NONO DIA
Oremos para que Deus nos faça generosos, sempre na intenção de agradar-lhe.
São José dava com abundância
Dar aos pobres é aproximar-se de Deus. Oh! Como se havia de praticar a esmola na casinha de Nazaré! Não era do supérfluo que se dava, mas do necessário em que se faziam cortes, todos os dias. Quando, ao fim do dia, chegava a hora do repouso: "Ainda um pouco de trabalho pelos pobres!" Dizia Jesus e José voltava a faina, ajudado por Jesus e Maria; e depois desse labor suportado com alegria, repousavam todos mais felizes, pensando em que, no dia seguinte, os pobres, teriam um quinhão maior.
Se tendes pouco, daí pouco; se tendes muito, dai muito, mas daí sempre, depositais a juros, para o céu, tudo o que distribuis entre os pobres.
Darei hoje as esmolas que puder, ainda que para isso seja preciso privar-me de alguma coisa.
EXEMPLO
"Ó Propagador da devoção a São José,” em seu fascículo de Julho de 1886, publica a seguinte comunicação:
"Uma piedosa senhora tinha em seu gabinete uma imagem do Santo Patriarca e, dedicando-lhe muita devoção, não saia de casa sem fazer-lhe alguma oração ou dizer-lhe ao menos, quando não dispunha de mais tempo: “Meu bom São José, abençoai-me e guardai esta casa!" Em Agosto de 1885, em sua ausência, um malfeitor, quebrando as vidraças da janela, penetrou no interior e foi até a alcova. Armário, gavetas, pequenas caixas, tudo foi revolvido. Chegando, porém, ao guarda-roupa que estava entreaberto e que também foi visitado, não tocou numa caixa de chapéu onde a senhora deixara naquele dia perto de 700 francos as suas economias de alguns anos. Malogrado em seus cálculos e impacientes retira-se e entra do mesmo modo em casa de um professor, onde arromba um cofre fechado e rouba 760 francos. Certa de que devia a conservação de seu pecúlio a São José, que assim justificava a grande confiança com que era invocado a fervorosa devota vinha dar um público testemunho de seu reconhecimento em honra do Santo Patriarca e remeteu uma pequena esmola para auxílio da obra de resgate dos escravos nas terras da África."
Roguemos a São José que nos guarde sempre contra as ciladas e assaltos de quaisquer inimigos desconhecidos e ocultos.
__________
Retirado do livro: Mês de São José por Mons. Dr. José Basílio Pereira
sábado, 28 de março de 2020
JESUS EU VOS AMO EM TODOS OS SACRÁRIOS DA TERRA
Jesus eu Vos amo em todos os Sacrários da terra, vinde ao meu coração, vinde vivei em mim e transformai-me!
Mês de São José - Dia 28
VIGÉSIMO OITAVO DIA
Oremos, pedindo a graça de evitar a precipitação.
São José era Prudente
A prudência não destrói a simplicidade nem a retidão: é uma trincheira em defesa duma e doutra. - São José não estreitava amizade com todos: experimentava, observava antes de abrir o coração. - São José contava com a Providência, mas sabia que ela só intervém, quando se tem feito por si tudo o que se pode, e havia-se como se tudo dele dependesse. - São José sentia-se protegido por Jesus e Maria, mas evitava toda a ocasião, do mal, considerando que Deus, não faz milagres por aqueles, que se expõem voluntariamente. Três coisas nas quais preciso imitar-vos, ó São José: a escolha de meus amigos, a assiduidade em meu trabalho a fuga das ocasiões.
Velarei sobre mim, invocar-vos-ei para que sempre me ampareis.
EXEMPLO
A 19 de Março de 1870, numa pequena cidade de Itália, em consequência de uma desgraça que se dera na família, um moço de trinta e três anos foi acometido de tão viva dor e tamanha exaltação mental, que resolveu pôr termo a própria vida e, para esse fim, disparou um tiro de pistola sobre o coração. Ao golpe sinistro, caiu o infeliz banhado em sangue, porém ainda vivo, e, em vez de arrepender-se e implorar socorro, pedia que acabassem de matá-lo quanto antes. São assim esses pretendidos espíritos fortes; não podem suportar um instante de adversidade e diante da tribulação facilmente desesperam e sucumbem. O triste acontecimento consternou profundamente a família da qual as pessoas mais piedosas logo se lembraram de recorrer ao valimento do grande Santo que a Igreja festejava nesse dia. Muitas e fervorosas orações foram dirigidas ao santo Patriarca e este as ouviu favoravelmente. De fato depois de dez horas de terríveis convulsões ocasionadas pela ferida, o moço recobrou a serenidade de espírito, pediu publicamente perdão do crime cometido, e mostrou desejos de confessar-se e receber o sagrado Viático. Enquanto se rezava a São José, o poderoso Santo havia falado ao coração do infeliz e o transformara. Uma crise ameaçadora ainda esteve a impedir que recebesse o Santíssimo Sacramento, mas São José venceu também esse obstáculo. O moço pôde comungar, e passou a última hora de sua vida a abraçar e oscular o crucifixo, dando exemplo admiráveis de resignação e de calma preparação para a morte. Entre os presentes não houve quem não atribuísse à mediação de São José tão consoladora conversão.
Nas mais dolorosas provações, invocando o Santo Patriarca, supliquemos a graça de imitá-lo em sua plena conformidade à Vontade Divina.
__________
Retirado do livro: Mês de São José por Mons. Dr. José Basílio Pereira
Assinar:
Postagens (Atom)
Jesus eu Vos amo em todos os Sacrários da terra, vinde ao meu coração, vinde vivei em mim e transformai-me!
-
Mês de São José por Dr. Mons Basílio Ferreira Livro de 1940 ORAÇÕES A RECITAR TODOS OS DIAS Invocação do Espírito San...