segunda-feira, 30 de março de 2020

ORAÇÕES ORDINÁRIAS DO CRISTÃO

Resultado de imagem
ORAÇÕES DA MANHÃ

Meu Deus, eu creio que estais aqui presente; eu vos adoro e vos amo de todo o meu coração; dou-vos infinitas graças por me haverdes criado e feito nascer no grêmio da Santa Igreja Católica; por me haverdes conservado n’esta noite e preservado da morte repentina. Em união com os merecimentos de Jesus Cristo, de sua Mãe Santíssima e de todos os Santos, vos ofereço todos os meus pensamentos, palavras e obras, para vossa maior glória, em ação de graças por todos os benefícios que de vós tenho recebido, e em satisfação de meus pecados. Dignai-vos Senhor, de preservar-me n’este dia do pecado e livrai-me de todo mal. Amen.
Pai Nosso
Padre Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoai-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nosso devedores; não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal. Amen.
Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois entre as mulheres e bendicto é o fructo do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amen.
Credo
Creio em um Deus Padre Todo Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo um só seu Filho, Nosso Senhor; o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu de Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos; subiu aos céus, está assentado á mão direita de Deus Padre, Todo Poderoso; d’onde ha de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna; Amen.
Ato de Fé
Eu creio que há um só Deus em três pessoas realmente distintas, Padre, Filho e Espírito Santo, que dá o Céu aos bons e o inferno aos maus para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, porque Deus, verdade infalível, lh’o revelou. E n’esta crença quero viver e morrer.
Acto de Esperança 
Eu espero meu Deus, com firme confiança que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças para consegui-la porque Vós, sumamente bom e poderoso o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.
Ato de Caridade
Eu vos amo, meu Deus de todo o meu coração porque sois infinitamente bom e amável; e antes quero perder tudo do que vos ofender. Por amor de Vós amo a meu próximo como a mim mesmo.
Ato de Contrição
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdeiro, criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado, e porque vos amo e estimo sobre todas as coisas, pesa-me Senhor de todo o meu coração de vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me, e nunca mais vos tornar a ofender, e espero alcançar o perdão de minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amen.
* * * 
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu Vos ame cada vez mais.
    Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós!
Lembrai-vos
Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que nenhum, d’aqueles que tem recorrido a vós, fosse por vós desamparado. Animado eu de uma igual confiança, a vós, ó Virgem, entre todas singular, como Mãe recorro; de vós me valho, e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés; não rejeiteis meus rogos, ó Mãe do verbo humanado, mas dignai-vos de os ouvir propícia e de alcançar o que vos rogo. Amen.
Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós que recorremos a vós. (3 vezes)
Consagração a Maria Santíssima 
Para se rezar todos os dias pela manhã e á noite, de joelhos. 100 dias de indulgência uma vez ao dia para quem a rezar de manhã e á noite; plenária no fim do mês. 
Resultado de imagem para Nossa senhora piedosa holy cardsAve Maria etc.
Ó minha Senhora e minha Mãe! eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco vos consagro n’este dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca e meu coração, e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa.
«Nunca nos esqueçamos de rezar todas as manhãs e á noite três Ave-Marias à Santíssima Virgem Esta devoção tão recomendada por Sto. Afonso e S. Leonardo atrai mil bençãos sobre nós. O Santo Padre Leão XIII aprovou por Breve de 8 de Fevereiro de 1900, e concedeu 200 dias de indulgências, aos que pela manhã e à noite rezarem três Ave Marias, com a invocação recomendada por Santo Afonso: — «Minha, Mãe, preservai-me hoje de todo pecado mortal.»
«Oh! diz S. Leonardo, como é santa esta devoção! é um meio muito eficaz para assegurar a salvação.»
Oração a São José
Ó glorioso S. José, a quem amo e venero sumamente, ajudai-me em todas as obras que hoje tenho de fazer, sêde meu guia nos meus trabalhos e negócios, para que principiados em vosso nome, se acabem, com a vossa benção, que de continuo me sustente. Amen.
S. José, rogai por nós. 
Ao Anjo da Guarda
Anjo de Deus, que por benefício da caridade divina, sois meu guarda, esclarecei-me, protegei-me, dirigi-me e governai-me. Assim seja.
(100 dias de indulgência). 
ave
O Angelus 
V — O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
— E ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria…
V. — Eis aqui a escrava do Senhor:
R. — Faça-se em mim segundo a vossa palavra. Ave Maria.. 
V — E Verbo divino se encarnou:
R. E habitou entre nós. Ave Maria…
V. — Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
R. — Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Infundi Senhor, como vos suplicamos, vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela Anunciação do Anjo, viemos ao conhecimento da Encarnação  de vosso Filho, pela sua Paixão e morte de cruz, sejamos conduzidas á glória da Ressurreição pelo mesmo Jesus Cristo Senhor Nosso. Amen.
Regina Coeli
No tempo pascal, isto é, desde o Sábado de Aleluia até ao meio dia do Sábado antes do domingo da S. Trindade, em lugar das Ave-Marias (angelus), se diz:
V  — Rainha do Céu, alegrai-vos; Aleluia!
R — Porque O que merecestes trazer em vosso ventre; Aleluia!
V). — Ressuscitou como disse; Aleluia!
R). — Rogai a Deus por nós; Aleluia!
∧).— Exultai-vos e alegrai-vos. Ó Virgem Maria; Aleluia!
R).— Porque na verdade ressuscitou o Senhor; Aleluia!
Oremos: Ó Deus, que pela Ressurreição de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Vos dignastes, alegrar o mundo, concedei, vos rogamos, que por sua Mãe a Virgem Maria, entremos no gozo da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. R).— Amen.
«Durante o dia evitemos tudo o que possa ofender a Nosso Senhor, procurando cumprir exactamente os deveres de nosso estado. Pratiquemos a virtude, sejamos caridosos para com o nosso próximo, façamos esforços emendar dos vícios e defeitos. Sendo possível assistamos ao Santo Sacrifício da Missa, e vigiemos sobre os nossos sentidos e o nosso coração. Nas horas de sofrimentos e das contrariedades, lembremo-nos que que a vida é passageira, é um exílio, é uma noite a se passar em má hospedaria no dizer da madre Santa Tereza. «É preciso viver de sacrifícios dizia Terezinha, se assim não for será a vida meritória? » Procuremos imitar a nossa santinha, no seu amor para com Deus, esta doçura para com o próximo, na sua humildade, mansidão, resignação nos sofrimentos, abandono e a confiança total, em Deus.
Muitas vezes no dia repitamos:
Sagra Coração de Jesus! Eu tenho confiança em Vós 

Anjo

ORAÇÕES DA NOITE

† Em nome do Padre e do Filho e do Espirito Santo. Amen.
† Pelo sinal da Santa Cruz etc.
Imploremos as luzes do Espírito Santo
Vinde Espirito Santo, enchei os nosso corações e acendei neles o fogo de vosso Divino Amor.
V. — Enviai Senhor o vosso Espírito e tudo será criado.
R. — E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que ilustrais os corações dos fieis  com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que pelo mesmo espírito, saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação. Assim seja.
Ponhamo-nos na Presença de Deus
Meu Deus, eu creio que vós estais aqui presente, que estais no fundo do meu coração, que lhe penetrais todos os afetos e que vedes nele o número e a malícia dos meus pecados.
Ato de Adoração
Meu Deus, eu vos reconheço por meu Criador e meu soberano Senhor, eu vos adoro por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, e quero de hoje em diante, depender inteiramente de vós.
Ato de Agradecimento
Meu Deus, e vos agradeço humildemente por Nosso Senhor Jesus Cristo, os favores que me tendes feito, em criar-me e conservar-me até o presente, em fazer-me Cristão Católico pelo seus merecimentos, em perdoar tantas vezes os meus pecados, e geralmente tantas graças que vos agradou conceder-me, em particular neste dia.
(Actos de fé, de esperança e caridade, como na Oração da manhã.)
Exame de Consciência 
Examinemos a consciência de todos os dias os pecados que temos cometido neste dia, contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos, por pensamentos, desejos, palavras ações, e omissões. Para bem fazer este exame, devemos considerar os lugares onde estivemos as pessoas, as pessoas que vimos e com quem falamos, nossas ocupações diárias, nossas inclinações e hábitos, e nossas obrigações públicas, particulares e pessoais… (pausa)
Contrição
Senhor! O que acabo de fazer da minha vida, não me deixa ver em mim senão miséria, mentira e pecados contra vossa divina Majestade e infinita bondade, de quem tenho recebido tantos e tão grandes benefícios; e eu não posso, Senhor, por mim mesmo, merecer o perdão deles. Isto me confunde e e sepulta em profundo abismo de aflição. Aqui me tendes pois, Senhor, prostrado aos pés do trono de vossa infinita misericórdia, apresentando-vos os gemidos de meu coração contrito e humilhado. Apressai-vos, Senhor em me socorrer com os auxílios de vossa graça, como tendes prometido, pelos merecimentos de Jesus Cristo, para que minha dor possa aplacar vossa justiça e, perdoadas todas essas minhas grandes culpas seja o meu propósito para o futuro tão firme e tão eficaz, que nunca mais torne a ofender-vos, e todo resto de minha vida seja empregado em exercícios de penitência saudável e em actos,  verdadeiro filho vosso, e herdeiro da vossa glória. Amen.
Padre Nosso, Ave Maria. 
Confissão
Eu pecador me confesso a Deus, Todo Poderoso; à Bemaventurada sempre Virgem Maria, ao bemaventurado S. Miguel Arcanjo, ao bemaventurado S. João Batista, aos Santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos (e a vós, padre) que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Portanto, peço e rogo, à bemaventurada sempre Virgem Maria, ao bemaventurado S. Miguel Arcanjo, ao bemaventurado S. João Batista, aos Santos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a todos os Santos (e a vós padre) que rogueis a Deus Nosso Senhor por mim. Amém.
Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre., ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
3 Ave Marias 
A cada Ave Maria acrescente-se a jaculatória: — Ó minha Mãe, preservai-me esta noite do pecado mortal! 
A São José 
Holy Alliance Against Sin:
Ó Santo Patriarca José, não vos afasteis do meu leito, e acompanhai-me com a mesma vontade com que acompanhaste o Deus Menino para o Egito. Afugentai de mim os espíritos malignos, e mandai Anjos em meu auxílio para que recuperadas as forças, possa cumprir minha tarefa. Em vosso braços quero adormecer, como fez o Deus Menino, e acordar em vosso peito, afagado pelo vosso amor. Amém.
Jesus, Maria, José, eu vos dou meu Coração, minh’alma e minha vida.
Jesus, Maria, José, assisti-me, na última agonia.
Jesus, Maria, José, morra eu tranquilamente em vossa companhia.
Sagrado Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais!
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós!
Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!
S. José, rogai por nós.
Santo Anjo da guarda; guardai-nos.
Em nome do Padre † do Filho e do Espírito Santo. Amen!Resultado de imagem

(Retirado do Manual do devoto de Santa Terezinha do Menino Jesus, 1925. Páginas 81 à 94— Mons.  Ascânio Brandão )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus eu Vos amo em todos os Sacrários da terra, vinde ao meu coração, vinde vivei em mim e transformai-me!